Maps

Notícias

Entenda o Valor do Exame Toxicológico

24/05/2019 Chromatox

O exame toxicológico para motorista ficou conhecido por ser obrigatório para obter ou renovar a CNH, mas o teste de drogas também é solicitado para outras finalidades. Conheça algumas delas e entenda as diferenças de aplicação e valor dos exames toxicológicos.

Exame toxicológico para CNH
Esse é o exame toxicológico exigido pelo Detran para quem vai obter ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D ou E.

Nesta modalidade, o valor do exame toxicológico para CNH é pago pelo motorista. Clique aqui e encontre o posto de coleta mais próximo a você.

Exame toxicológico para CAGED
É o exame toxicológico para motorista de caminhão ou ônibus que trabalha em regime de CLT, ou seja, registrado em carteira de trabalho. Esse exame deve ser solicitado pela empresa no momento de contratação ou desligamento do profissional.

Nesta modalidade, o valor do exame toxicológico é pago pela empresa e é ela quem deve enviar o número do exame toxicológico ao Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério do Trabalho e Emprego.

A ChromaTox oferece o melhor valor de exame toxicológico para empresas contratantes de motoristas CLT (CAGED). Clique aqui e solicite um orçamento .

Exame toxicológico para concursos públicos
Esses exames toxicológicos são realizados por candidatos a concursos em órgãos públicos, como, por exemplo, Forças Armadas, Bombeiros e Guarda Municipal.

As exigências do exame toxicológico, bem como os tipos de drogas solicitadas e janela de detecção, estão descritos no edital do concurso.

Resultado do Exame Toxicológico
Independentemente da finalidade, o resultado do exame toxicológico é disponibilizado em apenas 5 dias após o recebimento da amostra no laboratório ChromaTox.

O doador pode acompanhar o andamento do exame em tempo real pelo site da ChromaTox.

Janela de Detecção
Em exames toxicológicos para CNH e para CAGED, a janela de detecção mínima exigida pelos órgãos competentes, DENATRAN e Ministério do Trabalho, respectivamente, é de 90 dias, ou seja, o exame identifica o uso de drogas no período mínimo de 90 dias anteriores à coleta dos fios de cabelo.

Tipos de Drogas Analisadas
As drogas analisadas em exames toxicológicos para CNH e para CAGED são as determinadas na Lei Federal 13.103. As principais delas são canabinóides (maconha), anfetaminas, metanfetaminas e ecstasy, cocaína e crack, opiáceos (codeína e morfina) e rebites.

Preparo e a documentação necessária para realizar o exame toxicológico