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Toxicidade e culturas laborais tóxicas: Como evitar que o consumo de álcool e drogas no local de trabalho cause danos ao DNA de sua empresa

28/02/2019 Chromatox

A frase “local de trabalho tóxico” é usada com cada vez mais frequência, com Lululemon e Uber sendo os mais recentes exemplos de empresas de grande importância abaladas pelo mau comportamento de funcionários.

Embora os locais de trabalho tóxicos não apontem necessariamente para o uso indevido de drogas, drogas e álcool costumam ser fatores que contribuem para isso.

Seu uso é inegavelmente prejudicial para as empresas. De acordo com o NCADD (National Council on Alcoholism and Drug Dependence – Conselho Nacional de Alcoolismo e Dependência de Drogas), os funcionários que bebem excessivamente têm quase três vezes mais probabilidade de se ausentar por causa de lesões do que seus colegas sóbrios. Aumento do absenteísmo, redução da produtividade, saúde frágil e falta de segurança e, em última análise, perda de lucros são os resultados líquidos do uso indevido de substâncias dentro das empresas.

O que você pode fazer para construir uma cultura de comportamento positiva no local de trabalho e erradicar as drogas e o álcool de sua empresa?


Liderando da frente

Os líderes de negócios que demonstram compromisso com um ambiente de trabalho positivo e justo e atitude de tolerância zero ao comportamento tóxico têm maior probabilidade de gravar esses traços em seus funcionários.

Afinal, todos se beneficiam de uma melhor cultura no local de trabalho. Para os funcionários, um ambiente de trabalho agressivo ou hostil pode levar a uma baixa produtividade ou resignação e, na pior das hipóteses, a sentimentos de depressão e ansiedade, como confirmado por um estudo recente do Reino Unido sobre o reemprego. Pesquisas também descobriram que pessoas que deixaram de ser desempregadas para trabalhar em um ambiente de baixa qualidade tinham mais marcadores de estresse do que aquelas que permaneciam desempregadas.

Um comportamento melhor pode até ser um benefício para os funcionários. De acordo com o Relatório do Estado de Inbound de 2015, os funcionários europeus que procuram um novo emprego priorizam a cultura do local de trabalho mais do que salário e benefícios, como creches e pagamento de mensalidades.


Definindo as fundações

Uma maneira de demonstrar uma cultura de trabalho positiva é estabelecer uma Política de Uso Indevido de Substâncias e Álcool, que seja clara e inequívoca. Ter uma em vigor pode ter um efeito indireto sobre outros tipos de comportamentos associados, agindo como uma forma eficaz de informar os funcionários sobre o que é e o que não é admissível. As consequências de quebrar as regras ou falhar em um teste de drogas devem ser claramente estipuladas. Isso permite que todos saibam o que esperar e estabelece um caráter da empresa para que todos possam aderir.

Depois de implementá-la, você pode criar um Programa de Testes com base nas especificidades da sua Política de Uso Indevido de Substâncias e Álcool.

Isso não significa testar todos os funcionários que entram na empresa. Mas, se o comportamento dos funcionários é alimentado pelo uso indevido de drogas e álcool, então, os testes podem fazer parte dos procedimentos investigativos. O outro benefício de uma Política de Uso Indevido de Substâncias e Álcool é que você define os parâmetros. Os resultados de um teste positivo podem indicar um problema mais profundo para o funcionário, e você pode incentivá-lo a obter o tratamento de que ele precisa. Muitas vezes, como dissemos antes, drogas ou álcool não são o problema; o comportamento é.

Nesse sentido, é importante que os empregadores deem apoio quando surge um problema. Mostrar compaixão e empatia é importante, mas os líderes devem considerar oferecer planos de saúde abrangentes, programas de bem-estar e programas de assistência aos funcionários, que abrem as portas para aconselhamento, tratamento e educação.

Uma estrutura tão abrangente não será simples ou barata de implementar, mas saber que os sistemas estão em funcionamento para ajudar as pessoas que mais precisam contribuirá para o desenvolvimento de uma força de trabalho positiva e bem-sucedida.


O impacto positivo das políticas de tolerância zero

O teste de drogas no local de trabalho é um assunto emotivo, mas estabelecer parâmetros e expectativas claros, articulá-los à equipe e citar as razões para a implementação do programa pode contribuir para um ambiente de trabalho mais saudável para as equipes; um que não seja baseado em desconfiança e suspeita, mas em fazer a coisa certa por eles.

O uso indevido de substâncias nem sempre é a causa de um local de trabalho tóxico, mas pode exacerbar e alimentar comportamentos que acabam destruindo indivíduos e empresas. Alguns podem se sentir pressionados a consumir drogas, enquanto outros podem se sentir vitimados como resultado disso. O produto final é, com demasiada frequência, uma cultura disfuncional que leva a riscos crescentes, perda de lucros e danos duradouros à reputação corporativa.

Ao implementar uma Política de Uso Indevido de Substâncias e Álcool e definir um manifesto claro para a sua empresa, é possível levar sua organização a uma cultura da qual você pode se orgulhar.


[Texto original]