Notícias

Quantidade de droga consumida

09/04/2018 Chromatox

É possível saber a quantidade de droga consumida com o exame toxicológico?

A análise de cabelo para testes de drogas é essencial para a detecção e confirmação do uso das mesmas durante um longo período de tempo.

“Longo período de detecção” ou, pela tradução do inglês, “larga janela de detecção”. Mas o que isso exatamente significa? A análise de drogas em amostras de cabelo pode dar indicações de mudanças nos hábitos de utilização de drogas ao longo do tempo, semanas ou meses, indicações que as outras amostras não permitem.

A análise de drogas em amostras de cabelo é uma ferramenta que pode ajudar quando o uso de drogas é um problema, mas como no caso de uso de qualquer ferramenta, é necessário que seja utilizado com habilidade.

Encontre um posto de coleta Chromatox para realizar seu exame toxicológico

Interpretação dos níveis encontrados em amostras de cabelo

Há vários fatores que afetam os níveis de drogas e metabólitos em cabelo. Por exemplo, a incorporação de drogas no cabelo varia de pessoa para pessoa, devido principalmente às diferenças fisiológicas entre indivíduos.

Outros fatores afetam os níveis de drogas e metabólitos no cabelo, além de diferenças no metabolismo, exemplos são: a pureza e a frequência de drogas consumidas, aspectos fisiológicos como a cor do cabelo e fatores externos como o efeito do tratamento do cabelo cosméticos. Estes fatores podem afetar significativamente o resultado numérico de um teste de cabelo.

Saiba como fazer exame toxicológico para CNH

Vários estudos científicos demonstraram uma enorme variação inter-individual e confirmaram a inexistência de uma correlação entre dose administrada e os níveis no cabelo, tanto para medicamentos terapêuticos como drogas ilícitas.

O que mostram os estudos sobre exames toxicológicos

Esses estudos mostram que não é possível saber a partir dos resultados de uma análise, o quanto e quantas vezes um indivíduo fez uso de drogas. Também não é possível comparar com precisão os dados de análises de cabelo entre indivíduos. Por outro lado, os resultados podem ser comparados com os resultados previamente analisadas pelo laboratório.

A análise de drogas em cabelo é boa para mostrar se as pessoas usaram drogas ou não durante um longo período de tempo e também é possível utilizar os níveis de drogas no cabelo como um guia para as mudanças no uso ao longo do tempo em um mesmo indivíduo.

Qual a conclusão?

Chega-se a conclusão que não é possível saber a partir dos resultados de uma análise, quanto e qual a frequência que um indivíduo ingeriu ou classificá-lo quanto ao grau de uso da droga. Trata-se de um equívoco, pois não é possível correlacionar a concentração encontrada com a dose utilizada tão pouco avaliar o nível de consumo.

Se você quiser mais informações sobre o assunto acima ou qualquer outro assunto, não hesite em entrar em contato com a ChromaTox.