5 conselhos para melhorar o relacionamento com seus clientes | Chromatox

5 conselhos para melhorar o relacionamento com seus clientes

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Construir um bom relacionamento com os clientes é fundamental em qualquer empresa. Além de atrair novos clientes, conservar uma boa relação com os antigos é item primordial para o seu laboratório. Logo, para oferecer um atendimento de qualidade, é preciso ter uma equipe de relacionamento capacitada, satisfeita e sempre motivada.


Em um mercado cada vez mais concorrido com o de exames toxicológicos, a fidelização de clientes se tornou um grande desafio. Muitos laboratórios estão em busca de estratégias capazes de criar um vínculo afetivo entre a marca e o usuário. No entanto, para que a fidelização de fato ocorra, é preciso muito mais do que somente oferecer um serviço de qualidade. A gente separou cinco dicas sobre como melhorar esse relacionamento.

1- Saiba como se colocar no lugar do outro
Para identificar as reais necessidades do seu cliente, coloque-se no lugar dele e imagine como você gostaria de ser tratado. O nível de satisfação é baseado na experiência que o cliente terá com a sua empresa, sendo importante saber se colocar no lugar do outro. Portanto, para preservar um bom relacionamento, ter empatia é um fator primordial. A prática de atitudes simples, como interagir de maneira natural e espontânea, não utilizar frases prontas ou mecanizadas, chamá-lo pelo nome, proporciona um relacionamento saudável.

2- Ser atencioso com o que o cliente tem a dizer
Dar a devida atenção ao seu cliente pode faz toda diferença para o seu laboratório. Pensar como cada cliente é especial significa olhar para cada problema de maneira individual. No entanto, saber ouvir os questionamentos dele é, sem dúvida, um dos principais diferenciais que uma empresa pode oferecer.

3- Demonstre gentileza e proatividade
Uma característica pouco comum, mas muito importante para melhorar o relacionamento com os clientes, é a proatividade. Se você já conhece o perfil do seu cliente, será bem mais fácil atender às suas necessidades por meio de um tratamento especializado. Logo, é importante desenvolver habilidades para alcançar o nível de percepção e eficiência no seu atendimento.

4- Personalize o atendimento
Cada negócio tem estratégias para personalizar e lidar com o perfil do seu cliente. O atendimento pode e deve ser realizado de maneira simples, eficiente e objetiva. Sendo assim, investir em processos para personalizar seu atendimento pode promover a fidelização de muitos clientes, além de trazer resultados efetivos. Afinal de contas, cada cliente é diferente do outro.

5- Estabeleça canais de comunicação eficazes
Com os avanços tecnológicos, os acessos aos canais de comunicação se tornaram cada vez mais eficientes. No entanto, excelentes oportunidades de negócio estão sendo desperdiçadas por laboratórios que ainda não modernizaram seus canais de atendimento. O mercado disponibiliza inúmeras opções de gestão e atendimento ao cliente. Por isso, assegurar um atendimento eficiente é indispensável para aumentar a satisfação. Sendo assim, utilizar aplicativos, inserir informações sobre seus clientes e interagir com eles, possibilita um atendimento com maior qualidade.


Diante de tudo isso, conhecer profundamente o público-alvo do seu laboratório permitirá definir maneiras para fidelizar cada cliente e transformar esse bom relacionamento em sucesso para o seu posto de coleta.

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