Como melhorar o marketing do seu laboratório com pouco investimento

Chromatox

A procura por laboratórios de exames toxicológicos vem sendo cada vez maior. Isso não é por acaso. Desde 2015, por exemplo, é exigência entre motoristas profissionais para renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D e E. Além disso, uma série de concursos públicos (Polícia Militar, Polícia Civíl, Guarda Civíl, Guarda Militar e Bombeiros) utiliza as análises toxicológicas para selecionar os candidatos aptos às atividades para as quais serão contratados. Diante desse cenário, com a realização anual de milhões de análises de drogas e metabólitos em queratina (fios de cabelo e pelos), seu laboratório não pode se descuidar de nenhum detalhe para manter os clientes e alcançar novos. E o marketing pode ser um diferencial. Esse departamento bem trabalhado e estruturado pode ser um diferencial na captação de consumidores.

Faça um plano de marketing
Se você fizer um plano anual de marketing, é possível identificar a situação atual do seu laboratório, estabelecer um objetivo a ser alcançado e encontrar os melhores meios para isso. Um planejamento pode demandar um pouco mais de tempo, mas é fundamental que seja feito de forma detalhada para que seja direcionado ao público certo com um retorno positivo muito mais garantido.

Crie uma boa estratégia de atendimento
Atender bem um paciente envolve a dedicação para que ele tenha a melhor experiência possível, com muito conforto e bem-estar, antes mesmo que sejam atendidos. Para oferecer um atendimento de excelência é preciso treinar a equipe para que seus membros ajam com cordialidade, gentileza e atenção. Além disso, usar ferramentas online para saber como está o paciente é algo que pode fazer toda a diferença para seu laboratório. Mensagens via WhatsApp podem criar um vínculo mais humanizado.

Divulgue nas redes sociais
O marketing digital é algo essencial para seu laboratório. Investir nas redes sociais pode trazer um bom retorno para seu negócio. É possível conquistar a credibilidade e construir autoridade por meio de plataformas como Facebook, Instagram e Twitter. O conteúdo, seja escrito ou por meio de vídeos, despertam a curiosidade e o interesse de pessoas em seguir seu laboratório, fazer indicações e compartilhar seus serviços com seus contatos.

Promova publicidade sem ferir o código de ética
O mais importante aqui é lembrar que laboratórios devem evitar a mercantilização de seus serviços. Ou seja, a divulgação comercial de forma exagerada e sensacionalista. Ao criar suas estratégias de marketing, o ideal é que a publicidade sempre tenha um caráter informativo, com conhecimentos já aceitos e comprovados.


Com essas estratégias, seu laboratório de exames toxicológicos pode melhorar o marketing e, consequentemente, atrair novos clientes.

O primeiro laboratório no Brasil acreditado pela Cgcre NBR ISO/IEC 17025.

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