Você sabe como usar sua liderança para motivar os funcionários?

Chromatox


O capital humano de um laboratório de exames toxicológicos é parte fundamental do negócio. Afinal, não adianta investir em modernização e tecnologia se não houver uma liderança motivadora que instigue os colaboradores.
Sendo assim, a conduta dos gestores é determinante para a eficiência da equipe, pois são eles que ditam o ritmo de trabalho, as diretrizes a serem seguidas e controlam o clima organizacional. Bons líderes conseguem uma melhoria dos serviços prestados, bem como reduzir custos e otimizar a realização das tarefas.
Com isso, o laboratório garante uma melhoria na percepção dos pacientes quanto à qualidade do atendimento e dos serviços prestados. Mas, para alcançar esse patamar, é preciso desenvolver algumas características importantes no corpo gerencial.


Veja cinco dicas para aplicar em seu negócio:

Priorize a transparência nas relações
O primeiro ponto é a comunicação clara, direta e transparente. Boa parte dos problemas nas relações de trabalho surgem da ineficiência nesse sentido. A famosa “rádio peão” pode gerar uma insatisfação muito grande e prejudicar o bom andamento das tarefas. Assim, seja franco e aberto com sua equipe. Assim, as pessoas se sentirão mais seguras e integradas à empresa, além de se sentirem mais segurar para propor soluções e ajudar no crescimento do laboratório.

Invista no capital humano
Organizações que investem no desenvolvimento de seus funcionários colhem excelentes frutos. Treinamentos focados em questões comportamentais ajudam a manter os colaboradores motivados. Por outro lado, os treinamentos técnicos contribuem para melhorar a execução das tarefas no dia a dia.

Delegue tarefas e responsabilidades
A gestão centralizadora é totalmente desestimulante para a equipe. Isso porque fica uma sensação de falta de confiança do líder para com seus liderados. Como consequência dessa atitude, o time se torna cada vez menos confiante em seu potencial. Logo, delegar as tarefas e responsabilidades aumenta a sensação de capacidade. Dessa forma, os gestores encorajam sua equipe a se comprometer cada vez mais com o laboratório. Isso, sem dúvida, é muito motivador.

Compartilhe os valores da empresa
Os valores dos colaboradores precisam estar alinhados com os da organização. Um conflito entre eles pode gerar um descontentamento muito grave, que compromete o bom trabalho do indivíduo. Por isso, é essencial que a liderança compartilhe e dissemine os valores que norteiam o laboratório. Assim, todos ficam alinhados e cientes da situação. Detalhe: apenas permanecerão aqueles que estão de acordo.

Crie metas e estipule desafios
Para completar, a criação de metas e desafios é uma forma poderosa de estimular uma equipe. Apenas é preciso tomar o cuidado de estabelecer objetivos alcançáveis para que os funcionários enxerguem a possibilidade de batê-las. Ao mesmo tempo, é importante que não sejam muito fáceis. Até porque o foco é fazer com que haja um esforço adicional em prol disso. É esse o ponto que proporciona o principal benefício dessa estratégia.


Percebeu com é essencial uma liderança motivadora em seu laboratório? Isso, certamente, resulta em diversas vantagens para os diversos stakeholders. Entre os resultados, a satisfação dos clientes será ainda maior, pois essas atitudes refletem no atendimento e na qualidade dos serviços prestados.

O primeiro laboratório no Brasil acreditado pela Cgcre NBR ISO/IEC 17025.

© 2019 Chromatox Laboratórios - Todos os direitos reservados