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Invista em conteúdo para atrair e fidelizar seus clientes

31/08/2019 Chromatox

Quando falamos em aumentar a rede de clientes, fortalecer a nossa marca e realizar melhores vendas, todos esses são objetivos em que o marketing digital é uma importante ferramenta para alcançá-los.

Usando canais digitais, como mídias sociais, blogs, e-mail e outros, seu laboratório pode solucionar dúvidas e problemas de clientes e potenciais clientes rapidamente. E é possível realizar um investimento relativamente muito abaixo em relação ao marketing convencional e ter resultados equivalentes.


Primeiros Passos

- Defina um objetivo a ser alcançado e em quanto tempo;

- Determine o público que deseja atingir, como ele se comporta ou consome os serviços oferecidos por seu laboratório;

- Identifique a região em que deseja atuar;

- Analise a verba disponível para se traçar uma campanha de marketing digital de forma otimizada.


Dicas

1 - Crie conteúdo relevante

Aqui nos referimos a conteúdos não só de textos, mas também vídeos, gifs, tirinhas e assim por diante. Quando você cria conteúdo de qualidade e que interessa ao seu público-alvo, automaticamente aumenta o engajamento do seu laboratório. Você já não é mais aquela marca que só quer vender o tempo inteiro… Você está ali para ajudar as pessoas!

Ok, mas criar conteúdo sobre o quê?

Essa é uma pergunta clássica. A resposta, na verdade, é bem simples: crie conteúdo sobre as dúvidas dos seus clientes.

Quais são as perguntas que você mais recebe dos consumidores? Faça uma lista e comece a escrever (ou pague alguém para fazer isso). As possibilidades são diversas.

O seu laboratório, por exemplo, poderia criar artigos e vídeos sobre:

- Como é a coleta de amostras para o exame toxicológico?

- Quais as formas de pagamento do exame?

- Quem deve realizar o exame toxicológico?


2 - Esteja onde seu público está

Quer usar a internet para atrair mais clientes? Então saiba exatamente onde eles estão. Se o seu público-alvo não é fã de vídeos, por que você investiria tempo e recursos publicando dezenas de vídeos no Youtube? Se os seus clientes não estão no Instagram, por que você quer ter uma conta lá?

Parece trivial, mas infelizmente muitas empresas ainda erram nessa questão. Não existe “a melhor rede social”, o que existe são redes sociais em que o seu cliente está e aquelas onde ele não está. Pense nisso para tornar as suas estratégias muito mais eficientes e rentáveis.


3 - Faça anúncios

Você sabia que hoje em dia é possível usar o Facebook para fazer anúncios bem segmentados? Com menos de R$10 por dia você pode anunciar para pessoas de acordo com:
- Idade
- Gênero
- Região (País/Estado/Cidade/Bairro)
- Interesses específicos
- Comportamento

Se o seu laboratório fica no centro de São Paulo, por exemplo, não faz sentido gastar dinheiro anunciando para moradores do Rio de Janeiro. Infelizmente, muitas vezes são esses os resultados que a publicidade tradicional, feita em rádio, TV e jornal nos dá.

No Marketing Digital, é diferente. Você direciona seus anúncios somente para aquelas pessoas que tenham características interessantes para o seu negócio. Naturalmente, isso aumenta muito as suas chances de resultados positivos na parte financeira.


4 - Analise muito bem seus resultados

Depois de criar seus conteúdos, estar presente nas mesmas plataformas que os clientes e anunciar, chegamos à etapa final: analisar os resultados!

- Quantas vendas vieram dos posts no Facebook?

- Quantos clientes o blog me trouxe?

- Qual é a participação do Instagram nas vendas do meu laboratório este mês?

Tudo isso nós conseguiremos responder utilizando ferramentas simples e gratuitas como o Google Analytics.

Essa é a mágica do marketing digital! Além de ser muito mais barato de fazer, ainda nos traz métricas exatas e confiáveis para entendermos o que funcionou e o que precisa ser mudado.

Gostou de nossas dicas? Agora, que tal conhecer nossas condições especiais para aumentar suas vendas de exames toxicológicos? Clique aqui e confira!


Fonte: Rockcontent e Inside Digital.