Maps

Notícias

Fiscalização de exame toxicológico para CNH

09/04/2018 Chromatox
O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, e o presidente do ITTS (Instituto de Tecnologias para o Trânsito Seguro), Márcio Liberbaum, reuniram-se na última quinta-feira (11) para avaliar o desempenho do exame toxicológico obrigatório para emissão ou renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de motoristas das categorias C, D e E desde abril deste ano.

De acordo com Márcio Liberbaum, “o intuito [do exame de cabelo obrigatório para caminhoneiros e motoristas profissionais] é o de que menos motoristas possam usar drogas para aumentar o tempo de jornada e, com isso, diminuir o número de vítimas de acidentes nas estradas”.

Saiba como fazer exame toxicológico

Para se ter ideia, no Brasil, mais de 38% dos acidentes nas rodovias federais envolvem veículos pesados, apesar de estes representarem apenas 4 % da frota nacional. Por isso, o Exame do Cabelo representa um recurso eficaz para garantir saúde e segurança aos motoristas profissionais que consomem drogas para resistir à pesada jornada de trabalho a que são submetidos.

Assim, no encontro, o ministro Ronaldo Nogueira se comprometeu a estudar as propostas apresentadas por Liberbaum e afirmou que também irá intensificar a fiscalização de jornada de trabalho desses profissionais.

O exame toxicológico de larga janela de detecção analisa a queratina coletada de amostras de cabelo, pelos ou unha do profissional e identifica se no período de 90 dias anteriores à coleta houve consumo de substâncias psicoativas que causem dependência ou, comprovadamente, comprometam a capacidade de direção.

Encontre um posto de coleta Chromatox para realizar seu exame toxicológico

A obrigatoriedade do teste de drogas para admissão e demissão dos motoristas profissionais faz parte da Lei Nº 13.103/2015, regulamentada pelo Portaria nº 116 do Ministério do Trabalho. Os exames têm validade de 60 dias, a partir da data da coleta da amostra e são sigilosos. A ChromaTox é um laboratório brasileiro especializado em exame toxicológico e atua no mercado há mais de 16 anos. O resultado é entregue em até cinco dias.

Saiba o que é preciso para fazer o exame o exame toxicológico exigido pelo Denatran.