Notícias

Exame toxicologico no ambiente de trabalho

09/04/2018 Chromatox
O teste de drogas no ambiente de trabalho tem muitos benefícios. O exame toxicológico funciona como um elemento de dissuasão do uso de drogas para os funcionários existentes e pode ser um instrumento conveniente na admissão de novos empregados.

Testes de drogas aleatórios para os funcionários atuais

A principal função dos testes toxicológicos no local de trabalho é o de assegurar que seus funcionários estão aptos a executar tarefas específicas e garantir que nenhuma droga com potencial para prejudicar o desempenho ou colocar outros em risco, esteja presente no organismo. Estes testes são feitos geralmente de forma aleatória ou randomizados.

Encontre um posto de coleta Chromatox para realizar seu exame toxicológico

A urina é a amostra mais comumente utilizada para a detecção de drogas ilícitas pelas empresas. O teste em urina detecta a utilização de drogas nos últimos dias e, como tal, é uma evidência de utilização recente das mesmas, mas não necessariamente indica que a pessoa esteja sob efeito da droga ou medicação no momento em que executa suas funções ou no momento do teste.

Assim, estes testes não refletem com precisão a aptidão do indivíduo para a execução do trabalho, porém, quando o teste é positivo, há indicação de uso recente de drogas.

O uso de saliva (fluido oral) é ideal nesses casos. A presença de drogas no fluido oral demonstra que a pessoa fez uso de drogas nas últimas 24 horas e tem grandes chances de ainda estar sob seus efeitos.

Confira o passo a passo para emissão ou renovação da Carteira Nacional de Habilitação

Testes de drogas em exames admissionais

Para algumas empresas é importante saber se um candidato ao emprego não é um usuário regular de drogas, principalmente em cargos cuja atividade envolve riscos.

Nestes casos, a análise em uma amostra de cabelo de 3 centímetros (período aproximado de três meses) é a ideal, visto que o candidato terá que se abster de drogas por 3 meses para que o teste seja negativo, ao contrário do teste de urina, no qual o candidato pode se abster por apenas 3 dias.

Ou seja, é seguramente mais difícil para um usuário regular de drogas se abster por 3 meses do que 3 dias apenas para passar o teste. No entanto, a maioria das empresas ainda usa o teste em urina como um requisito para a obtenção de um emprego, porém o teste é praticamente inútil como admissional.

Tem dúvida sobre o que é exame toxicológico? Entre em contato com a Chromatox

Existe uma ideia de que um teste de cabelo seja caro. Mas essa percepção é apenas aparente. Para um exame toxicológico cobrir três meses de uso, apenas uma amostra de cabelo é suficiente, mas cerca de 20 exames de urina seriam necessários para cobrir o mesmo período.

Para a utilização de testes de drogas no local de trabalho, torna-se necessário que a empresa tenha uma política clara, por escrito, que tenha sido discutida e acordada com todos os funcionários antes que os testes sejam aplicados na empresa. Uma das principais questões que será importante saber como abordar é "o que você vai fazer quando o teste for positivo?"