Notícias

Exame toxicológico para CNH volta a ser obrigatório em SP

09/04/2018 Chromatox
A partir desta semana, os motoristas profissionais do Estado de São Paulo devem realizar o exame toxicológico para obter ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D e E. A Justiça Federal derrubou a liminar que autorizava o Detran de São Paulo a não obedecer a exigência na última sexta-feira (15).

A imposição faz parte da Lei Federal 13.103, conhecida como Lei do Caminhoneiro, que entrou em vigor dia 2 de março de 2016, por força da regulamentação do Contran e do Ministério do Trabalho. A medida visa reduzir acidentes nas estradas e rodovias, pois o Brasil ocupa a terceira colocação entre os países com mais mortes no trânsito.

Saiba como fazer exame toxicológico

Para se ter ideia, mais de 38% dos acidentes nas rodovias federais envolvem veículos pesados. De acordo com uma pesquisa do Instituto de Tecnologia Trânsito Seguro, a expectativa é de que mais de 300 mil vidas sejam poupadas ao longo dos próximos 25 anos, a partir da obrigatoriedade do exame toxicológico para os motoristas profissionais.

A exigência do exame é válida apenas para renovar ou obter a CNH, mas quem já possui carteira válida não precisa fazer o teste.

Ligue para (11) 3803.8654 e agende seu exame toxicológico em São Paulo. Resultado em até 5 dias.

Quais motoristas devem realizar o exame toxicológico em São Paulo?

O teste de drogas é obrigatórios para motoristas profissionais com carteira das categorias C (transporte de cargas, como caminhão), D (transporte de passageiros, como ônibus) e E (veículos com reboque, como carro com trailer).

Encontre um posto de coleta Chromatox para realizar seu exame toxicológico

Quanto Custa?

O exame toxicológico em São Paulo custa cerca de R$ 350. Para renovação da CNH, o próprio motorista paga. Em casos de contratação e desligamento, o custo é do empregador.

Na ChromaTox Laboratórios, o resultado é entregue em até 5 dias. Então, o motorista deve apresentar esse laudo ao Denatran, juntamente com os demais documentos exigidos para obter ou renovar a habilitação.

Como é feito o exame toxicológico para motoristas em SP?

O teste de drogas é feito com a análise de fios de cabelo, barba ou pelo, com no mínimo 4 cm para que o teste alcance os 90 dias anteriores. A coleta é feita em laboratórios, é discreto e não invasivo.

Quais são as principais drogas detectadas no exame toxicológico?

O exame toxicológico vai detectar se motoristas de São Paulo consumiram maconha, cocaína, opiáceos (como heroína) e anfetaminas até 90 dias antes do teste. A ChromaTox é um laboratório brasileiro especializado em exame toxicológico e atua no mercado há mais de 16 anos.

Saiba o que é preciso para fazer o exame o exame toxicológico exigido pelo Denatran.