Maps

Notícias

Exame de drogas no cabelo em clínica de dependentes

09/04/2018 Chromatox

Indicação de consumo de drogas nos últimos meses

O principal benefício da utilização de amostras de cabelo (ou de pelos) é o longo período de detecção que este tipo de amostra permite, que vai desde semanas até muitos meses, dependendo do comprimento do cabelo. Como um centímetro corresponde a um período de aproximadamente um mês, a análise de um segmento de 3 centímetros indicará se houve ou não consumo de drogas nos 3 meses anteriores à coleta da amostra.

A confirmação do perfil de uso ou abstinência de drogas por um longo período é muito útil na verificação de adesão ao tratamento da dependência química, desde o início do tratamento e durante o período necessário.

Encontre um posto de coleta Chromatox para realizar seu exame toxicológico

Mudanças de hábito

O exame de drogas em amostras de cabelo também pode ser utilizado como um guia para as mudanças de hábito em um indivíduo. Para tanto a análise deve ser realizada em dois ou mais períodos diferentes. Este atributo pode ser usado para monitorar os padrões de uso de drogas, demonstrando doses crescentes ou decrescentes sendo usado pelo mesmo indivíduo ao longo de tempos mais longos.

Se um paciente sofreu uma recaída ou se não informou corretamente o uso, o teste do cabelo permite a reavaliação do tratamento antes de uma recaída mais séria.

Saiba como fazer exame toxicológico

Níveis de drogas encontrados no cabelo

Os resultados de uma análise da droga do cabelo podem variar enormemente entre indivíduos, portanto, não é possível correlacionar exatamente os níveis detectados em cabelo com a quantidade de droga ingerida.

Pode-se supor que os níveis elevados detectados em uma amostra de cabelo podem refletir maior utilização, no entanto, esta hipótese pode ser enganosa.

Por outro lado, os resultados podem ser comparados com os resultados previamente analisadas pelo laboratório. Isto significa que os resultados de uma amostra de um indivíduo podem ser comparados com uma média dos resultados detectados em amostras de cabelo a partir de um grupo de pessoas que utilizaram a mesma droga.

Esta abordagem é muito útil na interpretação dos resultados de análise de cabelo para tirar conclusões sobre o quanto de droga foi usada em comparação com outras pessoas (embora não a quantidade absoluta). Esta variação é o resultado de diversos fatores que influenciam a quantidade de droga incorporada no cabelo, como pureza e frequência de drogas consumidas, bem como a cor do cabelo. As variações individuais no metabolismo da droga e os efeitos dos tratamentos cosméticos também são fatores importantes.

Conheça a Chromatox

A ChromaTox tem seu laboratório sediado em São Paulo, funcionando com tecnologia de ponta e uma combinação da vasta experiência em análises de drogas por cromatografia e exames toxicológicos em cabelo.