Maps

Notícias

Encontro de especialistas em teste do cabelo

09/04/2018 Chromatox

Foi um excelente Encontro !!

Tivemos um ótimo conteúdo científico nas apresentações dos trabalhos e palestras e também nas  discussões que se seguiram, promovendo debates de alto nível.


Os especialistas mais experientes da Europa, América do Norte, Austrália e América Latina, que incluiu a presença de cientistas do Brasil, Argentina e Uruguai, fizeram parte deste Encontro anual da SoHT em São Paulo.


Guardamos muitas memórias boas das palestras e conversas com aqueles especialistas que até então muitos conheciam apenas pelos nomes que apareciam nos trabalhos publicados


O Encontro da SoHT  foi uma oportunidade ímpar aos brasileiros participantes, neste momento extremamente relevante no qual é iminente a explosão deste tipo de exame no Brasil. Os  “workshops” em português foram muito produtivos, com a participação de cientistas brasileiros, interessados em aprender e a trocar experiências neste momento em que a análise de substâncias psicoativas está sendo bastante discutida no Brasil.


A discussão sobre qualidade e acreditação de laboratórios envolvidos na realização de exames toxicológicos em amostras de cabelo foi muito didática e esclarecedora. Esta foi seguida pelo lançamento pela Sociedade Brasileira de Toxicologia – SBTox, da versão em português das diretrizes de análise de substâncias psicoativas em amostras de cabelo. Estas Diretrizes formam um documento inédito no Brasil e será vital para a harmonização e melhoria do conhecimento desta área no país.


Foi abordado também o tema da análise de cabelo no ambiente de trabalho, do ponto de vista científico, para que o exame toxicológico seja apropriadamente implantado. Os temas de contaminação externa, adulterantes, proteção à criança e o papel do exame toxicológico em cabelo na reabilitação da carta de motorista e muitos outros foram abordados em detalhe durante o Encontro.


A ChromaTox tem muito orgulho de ter sido o instrumento para a realização deste Encontro em São Paulo, trazendo uma oportunidade única à classe científica e para o público em geral, de aprofundar as bases dos conhecimentos sobre teste toxicológico em cabelo na América Latina, especialmente no Brasil.