Maps

Notícias

Drogas matam cerca de 200 mil pessoas por ano

09/04/2018 Chromatox
Que o consumo de drogas faz inúmeras vítimas direta e indiretamente, todo mundo sabe. Mas um dado recente publicado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC, sigla inglês) destacou que cerca de 200 mil pessoas morrem anualmente devido ao consumo de drogas, entre sobredoses e outros problemas associados.

De acordo com a UNODC, atualmente existem 246 milhões de toxicodependentes, sendo que 27 milhões apresentam problemas graves de saúde, dos quais quase metade deles utilizam drogas injetáveis, como a heroína.

Saiba como fazer exame toxicológico

Os números alarmantes confirmam a necessidade de implementação de programas de prevenção, como monitorar o consumo de drogas nas crianças, por exemplo, a fim de acompanhar o comportamento dos futuros adultos e encontrar soluções mais eficazes para esse grupo de pessoas. Para se ter ideia da importância de ações preventivas para o uso de substâncias psicoativas, um relatório divulgado pela Organização Mundial da Saúde revelou que se um jovem não usou drogas até os 21 anos, dificilmente usará. Portanto todos os esforços deveriam ir nessa direção.

Os EUA já fazem controle de consumo de drogas nas escolas e comunidades, para identificar o uso de substâncias ilegais pelos menores americanos. A medida tem como objetivo avaliar quais as políticas preventivas que estão funcionando e já tem surtido efeito, pois o consumo de várias drogas está diminuindo nos EUA.

Encontre um posto de coleta Chromatox para realizar seu exame toxicológico

Nesse contexto, o exame toxicológico de larga janela de detecção é uma solução muito eficiente, pois revela o consumo de droga opor um período de meses ou anos, ampliando a capacidade dos estudos.

Conheça a Chromatox

A ChromaTox tem seu laboratório sediado em São Paulo, funcionando com tecnologia de ponta e uma combinação da vasta experiência em análises de drogas por cromatografia e exames toxicológicos em cabelo.