Maps

Notícias

Diretrizes sobre os exames toxicológicos em cabelos

09/04/2018 Chromatox
A SBTox lançou o documento: Diretrizes sobre o Exame de Drogas em Cabelos e Pelos: Coleta e Análise durante o Encontro da SoHT, em São Paulo - Maio 2015.

Até recentemente o conhecimento e a execução de testes toxicológicos em amostras de cabelo no Brasil eram complicados e confusos. Para corrigir esta situação a Sociedade Brasileira de Toxicologia (SBTox) convidou especialistas brasileiros para a elaboração de diretrizes sobre boas práticas de testes para a detecção de drogas em cabelo, com base em práticas internacionais, e em Português.

A coordenação das Diretrizes foi formada pela Dra. Alice Chasin, Faculdades Oswaldo Cruz, Dra. Myriam Salvadori, Laboratório ChromaTox Ltda e Dra. Lolita Tsanaclis, Cansford Laboratories (Cardiff, Reino Unido) e do Laboratório ChromaTox. Essas especialistas somaram suas experiências profissionais na elaboração e estruturação do documento, que contou, também, com a valiosa contribuição dos demais cientistas convidados pela SBTox para compor o grupo, por sua experiência e envolvimento nesta área da toxicologia.

Saiba como fazer exame toxicológico

As diretrizes brasileiras tiveram base em grande parte, nas diretrizes da European Workplace Drug Testing (EWDTS), que foram preparadas a partir das orientações emitidas pela Society of Hair Testing (SoHT) e AAFS Diretrizes SOFT / Laboratório Forense. A SoHT reconhece as Normas Internacionais ISO / IEC 17025: 2005 e ILAC-G19, como também reconhece as diretrizes da European Workplace Drug Testing (EWDTS) para o exame de drogas.

O que são as diretrizes brasileiras sobre os exames toxicológicos?

As Diretrizes são recomendações, não obrigatórias, das melhores práticas da especialidade. Elas ajudam os laboratórios a introduzir procedimentos que ajudarão a satisfazer os padrões de órgãos de acreditação.

As Diretrizes brasileiras foram projetadas especificamente para estabelecer procedimentos e informações na área de análise de drogas em cabelo. Abordam desde a coleta de amostras, e processos de manutenção da cadeia de custódia, até a emissão dos resultados, incluindo a gestão de laboratório, orientações sobre triagem, confirmação e interpretação dos resultados.

Encontre um posto de coleta Chromatox para realizar seu exame toxicológico

Esse documento é importante como guia aos laboratórios no Brasil que fornecem o serviço de exames toxicológicos em amostras de cabelo, para assim reforçar a qualidade e a confiança dos resultados.

A aplicação das Diretrizes irá promover práticas de laboratório atendendo as normas harmonizadas de acreditação, promovendo desta forma a qualidade dos serviços prestados pelos laboratórios no Brasil em benefício de seus clientes.