Notícias

Chromatox apoia Maio Amarelo

09/04/2018 Chromatox

Ação tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito

O Movimento Maio Amarelo acontece em todos os estados brasileiros e em outros 26 países, nos cinco continentes, para promover a reflexão sobre as responsabilidades e a avaliação de riscos sobre o comportamento de cada um, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.

Acompanhando o sucesso de outros movimentos, como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e próstata, o Maio Amarelo trata os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia que precisa ser combatida. O movimento surgiu em 11 maio de 2011, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”.

Com isso, o mês de maio se tornou a referência mundial para discutir ações para tornar o trânsito mais seguro. Já o amarelo foi adotado para marcar esse mês em alusão à cor do conjunto semafórico que significa “atenção”, ou seja, a ideia é criar um mês para ter “atenção pela vida”.

Neste ano de 2017, o Maio Amarelo tem como tema “Minha escolha faz a diferença”, que visa alertar que no trânsito todos têm de estar muito atentos para a escolha certa, já que dados apontam que as causas de 90% dos acidentes no país estão ligadas a falhas humanas (dirigir sob o efeito de álcool e drogas, o excesso de velocidade, não uso do capacete, do cinto de segurança e das cadeirinhas, entre outros).

Em São Paulo, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, participará com mais de cem atividades no Maio Amarelo.

A ChromaTox também está no movimento Maio Amarelo! Seja responsável, siga as leis de trânsito, pratique gentileza e respeito. Vamos juntos fazer do trânsito um lugar seguro para todos!