7 dicas para um bom atendimento em seu laboratório

12/12/2019 Chromatox

O bom atendimento é um dos segredos para ter sucesso em um negócio que lida com o público. E isso, claro, inclui os laboratórios de exames toxicológicos. Dar um bom treinamento aos funcionários e ter processos bem definidos e ágeis são alguns dos fatores que diferenciam positivamente seu posto de coleta da concorrência.

Para solucionar problemas e ter um lugar de destaque entre outros estabelecimentos, selecionamos sete dicas para fazer seu negócio evoluir:


1. Tenha uma boa recepção
Em grande parte dos casos, para ser atendido em um laboratório, o paciente não precisa marcar hora. Por isso, a recepção é uma área central para o seu laboratório, precisa ser espaçosa e ter cadeiras suficientes, para que ninguém precise esperar de pé. Além da atenção à infraestrutura, é importante treinar os colaboradores para que façam o atendimento adequado. Além disso, é fundamental orientar a equipe que cordialidade e educação nunca são demais.

2. Invista em um bom sistema de gestão
Para lidar com muitas pessoas, muitos processos e muitos exames ao longo do dia, é preciso contar com muita organização. Neste ponto, optar por adotar um sistema de gestão que otimize os processos, desde a recepção até a saída do paciente, faz toda a diferença no atendimento do paciente. O sistema precisa facilitar, por exemplo, a geração de comprovante de coletas e a emissão de etiquetas de coleta, o que, no médio prazo, otimiza o serviço e evita muitos erros humanos.

3. Organize o fluxo
Utilizando um sistema gestão, os processos passam a acontecer no ambiente digital do seu laboratório de exames toxicológico, o que evita erros humanos e ajuda a organizar todo o fluxo de pacientes e trabalho no posto de coleta. Isso resulta em economia de tempo para o paciente, que é atendido de forma mais rápida e eficiente.

4. Agilize os resultados sem perder qualidade
Quanto mais rápido você entregar o resultado do exame do seu paciente, melhor. Na Chromatox, o laudo negativo é disponibilizado em até 3 dias após o recebimento da amostra na área técnica.

5. Facilite a entrega de resultados
A tecnologia é uma realidade no dia a dia de laboratórios de exames toxicológicos. Com pacientes a cada dia mais atribulados, obrigá-los a se deslocar para ir buscar um resultado de exame não é nada prático. Plataformas online permitem que o paciente tenha acesso ao resultado do exame de sua casa ou trabalho, fornecendo apenas um login e uma senha é uma excelente solução prática.

6. Faça relatórios de apoio e gerenciamento do laboratório
Planilhas, relatórios, índices e dados são necessários para que o administrador entenda o andamento do seu negócio. É possível coletar e analisar dados do sistema e entender quais são os pontos positivos e negativos do seu laboratório, reforçando as boas características e resolvendo problemas.

7. Armazene exames e documentos
Ter históricos do paciente é extremamente importante. Comparar exames, por exemplo, pode ajudar a identificar ou descartar algo e analisar documentos do seu laboratório ajuda a criar relatórios de evolução e identificar pontos positivos e negativos. Com um sistema de gestão é possível armazenar todas as informações importantes na nuvem e acessá-las sempre que for necessário.

O primeiro laboratório no Brasil acreditado pela Cgcre NBR ISO/IEC 17025.

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