10 estratégias para atrair clientes para o seu laboratório

19/12/2019 Chromatox


Você, dono de um laboratório, já se fez a seguinte pergunta: o que eu e minha equipe estamos fazendo para atrair mais clientes? Essa, talvez, seja um dos principais anseios de todo empreendedor. Às vezes, você desenvolve algumas estratégias, mas se esquece de outras muito importantes. Pensando nisso, segue uma lista com 10 práticas fundamentais para sua empresa captar novos consumidores e crescer no mercado de exames toxicológicos.

1. Entenda sua empresa
O que a torna única? O que ela oferece que ninguém mais oferece? Faça uma lista com seus pontos forte e fracos, e pense em como potencializar um e neutralizar outro.

2. Conheça seu cliente
Quem são eles? Onde estão? O que desejam? Como se comportam? Crie um perfil do seu cliente ou dos três principais, separando por categoria.

3. Exponha sua marca
Mantenha-se no radar das pessoas e quando elas precisarem vão se lembrar da sua marca. Espelhe-se na Coca-Cola, marca consagradíssima com mais 100 anos de mercado, nunca para de anunciar. Quando ela parar, você para.

4. Comunique a mensagem certa
Diga a seus clientes por que deveriam fazer negócio com você. Comunique seus pontos fortes e fale a língua deles, de forma natural, objetiva e verdadeira.

5. Conte a história da empresa
Todo negócio tem fatos e elementos em sua trajetória que podem encantar e agregar valor à sua marca. Com técnicas de Storytelling, conte histórias relevantes, interessantes e acima de tudo, verdadeiras.

6. Mantenha relacionamento
Seja próximo, ouça, interaja, agrade e ensine seu cliente a comprar, dê informações e dicas que podem melhorar a vida dele. Vá além da relação eu vendo – você compra.

7. Utilize depoimentos de clientes
Depoimentos genuínos de clientes satisfeitos criam uma imagem positiva da sua marca e outras pessoas e acabam atraindo potenciais clientes se identificam com as experiências contadas.

8. Resolva problemas
Jamais seja omisso e ignore um feedback. Seja transparente e se redima frente a eventuais problemas. A propaganda boca a boca negativa pode ser mais arrasadora que uma investida do concorrente.

9. Entregue a promessa
Prometeu tem que cumprir. Certifique-se de que o que foi prometido na mensagem seja entregue e que o cliente esteja consciente disso. Preocupe-se em surpreender e não frustre expectativas.

10. Utilize as redes sociais
Explore o potencial das plataformas digitais. Mas faça isso com inteligência e de forma adequada, utilizando os recursos de cada rede social a seu favor. E mais: mantenha todos os perfis atualizados.

De acordo com especialistas do mercado, há uma dica bônus: não foque na venda imediata. Agregue clientes, não apenas consumidores. Construa uma relação de valor com as pessoas, conquiste. Isso é um processo contínuo, leva tempo, mas é um círculo virtuoso que só traz resultados.

O que achou? Adapte as sugestões ao seu negócio, execute da melhor maneira possível e avalie os resultados. O importante é agir para atrair novos clientes e manter os atuais sempre cativos.

O primeiro laboratório no Brasil acreditado pela Cgcre NBR ISO/IEC 17025.

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