Maps

Motorista Legal

Renovação de frota: quando identificar a hora certa de fazer?

07/06/2019 Chromatox

Para se manter eficiente e conseguir atender todas as demandas que o mercado exige, as empresas precisam estar constantemente atualizadas. E para quem trabalha com veículos, providenciar uma renovação de frota periódica é fundamental para alcançar esse objetivo.

Tomar as atitudes necessárias em relação a isso é essencial para evitar que caminhões ultrapassados comprometam toda a capacidade de atuação da companhia. Mas você sabe qual o momento certo de renovar a frota?

Pensando nisso, preparamos um conteúdo especial que vai te ajudar a identificar quando os veículos precisam ser substituídos e as vantagens em manter sua frota renovada. Quer saber mais? Então, continue a leitura!


Como identificar que a frota precisa ser renovada?

Desgaste dos veículos
Por mais cuidado que a empresa tome para manter as manutenções corretivas e preventivas em dia, o uso contínuo da frota leva ao desgaste das peças, sendo necessário uma substituição imediata. Essas trocas e reparos podem gerar um custo muito elevado, tornando esse tipo de intervenção não tão rentável.

Outro fator que deve ser levado em consideração é o motor do veículo. Apesar de ter uma grande durabilidade — podendo rodar até centenas de milhares de quilômetros antes de precisar ser retificado —, algumas peças e sistemas que fazem parte desse conjunto se desgastam de maneiras diferentes (variando de acordo com o uso do caminhão).

Isso acaba gerando possíveis prejuízos ao chassis do veículo, à carroceria ou até mesmo a algum outro sistema fundamental para o bom funcionamento do automóvel. Esse é outro fator que acaba levando a um gasto excessivo — que às vezes nem condiz com o real valor do caminhão.

Essas são umas das condições determinantes na hora de decidir se está ou não na hora de realizar uma renovação de frota.

Avanço da tecnologia
Outro fator relevante é referente aos avanços constantes na tecnologia. A cada dia, são lançados novos modelos de caminhões com inovações tecnológicas que tornam o trabalho muito mais eficiente.

Para dar conta de acompanhar esse progresso, as empresas têm que estar sempre empenhadas no desenvolvimento dessas novidades, e isso inclui substituir aquela frota mais antiga, sem tantas possibilidades, por uma mais nova e com muito mais recursos vantajosos.

Veículos mais atualizados contam com mais autonomia, uma maior capacidade de aproveitar os espaços e ainda geram mais conforto e economia de combustível. Fora isso, as possibilidades de tecnologias embarcadas mais eficientes aumentam muito, se comparadas aos modelos de veículos mais antigos presentes na atual frota.

Queda no valor comercial
É de conhecimento da maioria dos gestores que uma queda de valor comercial dos automóveis é inevitável. Além da constante evolução tecnológica que limita o uso de modelos mais ultrapassados, os desgastes consideráveis provocados pela utilização contínua de algumas peças acabam diminuindo seu valor comercial.

Portanto, por mais que a prioridade seja manter um bom estado de conservação dos componentes do veículo, esses detalhes serão considerados na hora de revendê-lo, reduzindo bastante seu valor.

Sustentabilidade
Acompanhados das inovações tecnológicas, estão os fatores de sustentabilidade que devem ser vistos como uma prioridade na política de qualquer empresa.

Independentemente dos motivos — sejam eles valores defendidos pela organização ou até mesmo por questões de responsabilidade ambiental — as atenções também devem ser voltadas para uma evolução sustentável.

Quanto a isso, devem ser considerados uma renovação de frota por veículos que produzam menos poluentes que as gerações em uso atualmente. Além de auxiliar na preservação do meio ambiente, esses automóveis oferecem benefícios como: melhor aproveitamento de combustível e uma otimização do consumo.

Com isso, a renovação passa a se tornar também uma ação de engajamento disposta a atender os critérios de sustentabilidade ambiental, eliminando os veículos que produzem uma quantidade maior de poluentes.

Aumento no padrão de qualidade
Para ingressar no mercado, é natural que as empresas foquem, inicialmente, em desenvolver de maneira satisfatória o tipo de serviço que está se propondo a oferecer. Para isso, reduzir custos e apostar em veículos de padrão mais baixo pode ser uma estratégia aceitável.

Porém, quando a empresa se consolida na área, é importante pensar em uma elevação no padrão de qualidade para continuar fazendo frente a seus concorrentes e não ficar para trás diante dos avanços naturais e das exigências dos consumidores.

Nessa hora, realizar a renovação da frota pode ser uma estratégia muito eficiente, pois os veículos novos e mais modernos vão proporcionar mais eficiência na prestação do serviço, mais rentabilidade, além de tornar os processos mais compatíveis com os avanços do mercado.

Quais alternativas para auxiliar nesse processo?
Não adianta ter apenas a vontade de renovar a frota para tudo acontecer em um passe de mágica. É preciso investir e, para auxiliar nisso, uma boa estratégia é buscar as melhores opções no mercado, não só referente a preços e condições de pagamento, como parcerias e serviços que facilitem o alcance desse objetivo.

E uma boa opção que ganha cada vez mais no mercado como solução para muitas empresas é a terceirização de frotas. Essas prestadoras contam com profissionais especializados e qualificados para oferecer uma gestão eficiente, possibilitando que você direcione a sua atenção para outros setores da empresa.

Esse tipo de serviço funciona (geralmente) da seguinte maneira: é feito um contrato com um valor fixo mensal, o que faz com que a empresa não se descapitalize tanto quanto se fosse adquirir os veículos novos por conta própria.

Esses contratos podem têm duração estipulada em contrato (dependendo do acordo entre a empresa e a prestadora de serviço) com a frota sendo renovada a cada extensão de contrato, sem custo adicional para a companhia, que entrega sempre caminhões novos e adaptados para cada tipo de serviço.

Com isso, seu negócio contará sempre com veículos suficientemente capazes de atender a todas as necessidades da sua frota, sem criar um prejuízo financeiro à sua empresa e sem a necessidade de direcionar parte da sua equipe para as fases de procura, aquisição e burocracias para customizar os automóveis.

Outro benefício da terceirização de frotas é a economia que é gerada em comparação aos custos operacionais de uma frota própria, dando à empresa a opção de gerar caixa na venda dos caminhões da frota própria e a oportunidade de investir esse capital em outras estratégias de melhorias.

Agora que você já sabe como identificar se está na hora de realizar uma renovação de frota, ficou muito mais fácil direcionar o orçamento e se preparar para atender às demandas do mercado de maneira eficiente e sempre atualizada.


Fonte: WLM Scania