Motorista Legal

Renovação de CNH e fazer exame toxicológico

20.09.2018 Chromatox

Quem é motorista profissional sabe da importância de estar com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida, para não passar pelo sufoco de perder o direito de dirigir e, consequentemente, ser obrigado a ficar ser trabalhar até regularizar a documentação.

Para renovar a CNH é simples e o motorista pode fazer todo o trâmite sozinho e economizar dinheiro, caso não queira contratar um despachante. Acompanhe o passo a passo abaixo.

1. DOCUMENTAÇÃO
Antes de ir ao Detran para renovar a sua CNH, certifique-se de estar com os documentos de identificação originais, como RG ou a CNH original. Providencie, também, uma cópia simples de um destes documentos, não é necessário estar autenticada, além de um comprovante de residência original emitido em menos de três meses (contas de água, energia elétrica, internet, IPTU ou telefone).

2. AGENDAMENTO NO SITE DO DETRAN
Para renovar a CNH, é preciso realizar o agendamento da renovação no site Detran de seu estado. Após acessar o site, basta clicar em “Habilitação” e, logo em seguida, em “Renovação da CNH”.

3. FAÇA O EXAME MÉDICO E O EXAME TOXICOLÓGICO
No mesmo dia em que comparecer ao Detran, o condutor pode realizar o exame médico em uma clínica credenciada. Motoristas de ônibus, caminhoneiros, taxistas, motoristas de Uber ou qualquer pessoa que exerça alguma atividade remunerada, que envolva transporte de pessoas ou de bens, precisam realizar também o exame psicotécnico. Desde junho de 2014, motoristas profissionais com CNH tipo C, D e E também precisam realizar o exame toxicológico. Para encontrar um posto de coleta para o exame toxicológico, clique aqui.

4. REALIZE O EXAME TOXICOLÓGICO
O exame toxicológico deve ser realizado em laboratórios credenciados pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), em um procedimento que envolve a coleta de fios de cabelo de forma rápida, simples e indolor. O resultado do exame é enviado automaticamente para o Renach, se autorizado pelo motorista, permitindo a renovação da CNH.

Entre as substâncias avaliadas estão maconha, cocaína, ecstasy, opiáceos, entre outras.

5. PAGUE A TAXA SOLICITADA
Após realizar todos esses procedimentos, basta pagar a taxa de renovação nos bancos credenciados. Com o boleto pago, é só retornar à unidade de atendimento levando consigo os documentos já mencionados, os resultados dos exames (toxicológico, médico e psicotécnico) e o comprovante de pagamento para que se realize o fim do procedimento.

6. RETIRE A NOVA CNH
Caso tenha optado por retirar a CNH no Detran, compareça no local indicado e no prazo informado. Quem optar por pagar a taxa de entrega, receberá o documento no endereço cadastrado.