Motorista Legal

Você sabia que o pneu tem prazo de validade?

18.09.18 Chromatox

É comum que o motorista identifique a hora de trocar os pneus apenas quando eles já estão “carecas” e apresentando outros problemas. Mas o condutor consciente pode se antecipar a esse problema e ficar de olho no prazo de validade dos pneus, evitando imprevistos e até acidentes.

A data de validade dos pneus é informada de modo diferente do que estamos acostumados a ver em outros produtos de consumo, com a data de fabricação e validade. Entretanto, embora a metodologia da validade do pneu exija alguns conhecimentos específicos e uma somatória, isso não é dificuldade para caminhoneiros e motoristas de ônibus.

Então, para saber a data de fabricação, procure na lateral do pneu a sigla DOT (Department of Transportation, em inglês) e uma sequência de 11 dígitos com letras e números. Os últimos quatro dígitos são numéricos e eles indicam a data de fabricação. Para chegar ao vencimento é preciso somar cinco anos, que é o prazo oficial de validade dos pneus.

Um detalhe importante é que, ao contrário do sistema tradicional de mês e ano, no pneu é usada a semana e o ano de fabricação. Então, se os últimos quatros números forem "3013", indica que ele foi fabricado na 30ª semana de 2013 e vence em julho de 2018.

A validade do pneu é importante porque, após o período limite, a peça começa a se desgastar em excesso, colocando em risco a vida dos ocupantes do veículo. Mesmo estando em excelente estado visual, um pneu vencido é um risco iminente. Afinal, os componentes do produto já ultrapassaram o limite de sua vida útil.

Além do risco de um acidente, segundo o artigo 230 do Código de Trânsito, trafegar com pneus "em mau estado de conservação, comprometendo a segurança, ou reprovado na avaliação de inspeção de segurança e de emissão de poluentes e ruído" dá multa de R$ 195,23 e perda de cinco pontos na habilitação. Então, não é nenhum mérito falar que um carro com 10 anos de uso tem pneus originais "em excelente estado".

Como muita gente desconhece a existência do prazo de validade, é importante ficar atento também na hora da compra, pois em alguns casos os pneus são vendidos já fora da validade ou próximo do prazo. E se o seu veículo já tem mais de cinco anos ou o pneu não é original, a dica é conferir se estão dentro da validade!