Motorista Legal

Dicas para proteger a pintura do seu caminhão

16/11/2018 Chromatox

Mais do que proteger a carroceria do seu caminhão, a pintura é um dos itens que mais chamam atenção em um bruto. Um modelo pode ficar muito mais bonito ou atrativo pela sua cor e as pinturas requerem cuidado, principalmente de cores mais intensas, como preta, azul-escura e vermelha, pois podem perder as suas características originais.

Para ajudar você na missão de manter o seu caminhão com a lataria perfeita por mais tempo, preparamos cinco dicas infalíveis. Confira agora:

1 – Lave o seu caminhão de forma correta

Um dos problemas mais comuns na lataria são os arranhões adquiridos com as lavagens. Seja por pressa ou falta de conhecimento, os pequenos arranhões e manchas podem ser evitados com alguns truques, como usar sabonete neutro e secar com um pano macio. Além disso, é necessário evitar lavar a lataria quando ela estiver quente ou exposta ao sol.

2 – Encere regularmente

Depois da limpeza cuidadosa, o arremate deve ser feito com a aplicação de uma cera de qualidade. As ceras trazem proteção contra os raios UV e formam uma película protetora e impermeável, ajudando, inclusive, para que as sujeiras não fixem na lataria. Você pode encerar o seu caminhão a cada três meses e, se possível, levá-lo a um profissional para uma aplicação correta e eficiente.

3 – Choveu? Lavou!

Ao contrário do que se acha, a chuva ajuda a sujar ainda mais o caminhão, por conta dos respingos da água suja do asfalto, que pode conter restos de óleo, combustível e outros produtos nocivos que, inevitavelmente, vão atingir o seu bruto. Depois da chuva, dê uma limpeza geral para evitar que a sujeira afete a pintura.

4 – Atenção na hora de abastecer

A maioria dos combustíveis contêm micropartículas que podem estragar a pintura, caso esta permaneça exposta por períodos prolongados. Por isso, ao parar para abastecer, certifique-se de que o frentista não derramou combustível na área próxima ao bocal. Caso aconteça, peça para limpar imediatamente com água e um pano limpo.

5 – Fuja dos riscos!

Evite estacionar embaixo de árvores. O ato potencializa incidentes, como a queda de frutos ou galhos que podem danificar a pintura do seu bruto. Também fique atento para não dirigir “colado” à traseira de outros caminhões que estejam transportando areia ou cascalho, por exemplo.

Fonte: Compulog