Maps

Motorista Legal

Posso começar com categoria profissional?

04/09/2019 Chromatox

Muita gente já sabe que quer ser caminhoneiro antes mesmo de atingir a maioridade e tirar a primeira habilitação. A verdade é que ser caminhoneiro e ter a categoria profissional de CNH é o sonho de muitos jovens. Esse é o seu caso?

A pressa e a ansiedade em trabalhar na estrada gera muitas dúvidas. A dúvida que fica é: “Posso começar com categoria profissional?”.

Na verdade, não pode não. Mesmo que seu objetivo seja obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para exercer a profissão de motorista, você precisa começar do zero. É necessário ter alguma experiência no volante antes de começar o processo para se tornar um condutor categoria C, D ou E.

O que é chamado de “categoria profissional”, neste contexto, se refere às categorias C, D e E de habilitação. Mas é possível ser um profissional do volante sem essas categorias, como veremos mais à frente.

Aos 18 anos, por exemplo, você está autorizado a tirar a primeira habilitação, que pode ser A (para moto), B (para carro) ou AB (para ambos). A categoria B te possibilita conduzir veículos com até 3,5 toneladas e com capacidade para até 8 passageiros.

Por isso, com a categoria B e o aviso de Exerce Atividade Remunerada (EAR), você já pode trabalhar, mesmo que com veículos menores.

Categoria C
Com a CNH C você pode dirigir veículos de carga acima de 3,5 toneladas não articulados. Entretanto, não pode dirigir carretas nem veículos de passageiros.

A categoria C pode ser tirada um ano após a B, contando o período de permissão (o primeiro ano de habilitação é chamado de permissão). Ou seja, quando você for trocar sua permissão pela CNH definitiva, já pode mudar para a habilitação C.

Categoria D
Você precisa ter no mínimo 21 anos e pelo menos dois anos de categoria B ou um ano de categoria C para conseguir a categoria D. Com a CNH D você pode guiar o mesmo que a categoria C e também veículos para mais de 8 passageiros e com cargas perigosas.

Categoria E
Para veículos de mais de um módulo, tipo cavalo mecânico + implemento, é obrigatório ter CNH E. Para tirar a categoria E você precisa ter no mínimo 21 anos e estar habilitado nas categorias C ou D há pelo menos um ano.

Categoria profissional
Para se habilitar em qualquer categoria profissional, será necessário que você faça aulas práticas nos veículos que pretende dirigir. Você também vai precisar do exame toxicológico e os exames de prática, médico e psicotécnico.

O valor médio para mudar de categoria gira em torno de R$ 1.500 a R$ 2.000, incluindo aulas, taxas e exames.

Portanto, a resposta desta pergunta é não, você não pode ter categoria profissional e se tornar um caminhoneiro sem antes passar por categorias menores de CNH. Porém, enquanto você se habilita, pode trabalhar como motorista guiando veículos menores e exercendo outras funções.

Fonte: Trucão