Motorista Legal

Motorista de Uber precisa fazer exame toxicológico

11.06.2018 Chromatox

Para ser motorista profissional de aplicativos como a Uber, é necessário que o condutor tenha a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B e com a observação Exerce Atividade Remunerada, a chamada EAR. Veja um exemplo na imagem abaixo.

cnh_observacao_ear_exerce_atividade_remunerada

Para ter a observação Exerce Atividade Remunerada impressa na CNH, uma exigência básica é ser maior de 21 anos e possuir habilitação definitiva, pois a de permissão não é válida. Além disso, é necessário que o motorista interessado em se cadastrar na Uber realize o exame psicotécnico, para comprovar suas capacidades mentais, e passe por uma entrevista para avaliar questões relacionadas ao consumo de álcool.

Sendo assim, para ser motorista profissional da Uber, não é necessário realizar o exame toxicológico e nem mesmo os exames clínicos e oftalmológicos. O exame de drogas é uma exigência do Denatran exclusiva para motoristas de ônibus e caminhões, ou seja, de CNH nas categorias C, D e E.

Como incluir a EAR na CNH
O motorista interessado em incluir a observação EAR na CNH e estar apto a trabalhar para Uber, deve acessar o site do Poupatempo e realizar o agendamento para alterar a CNH. No dia e horário agendado, leve CNH ou RG + CPF (original e cópia simples) + Comprovante de endereço (original e cópia simples).

Será realizado o cadastro do motorista e emissão de boleto para pagamento de uma taxa.

Então, após isso, o condutor deve realizar o exame psicotécnico em uma clínica credenciada pelo Detran. Lá será cobrada outra taxa.

Ao sair da clínica, o motorista deve entregar a avaliação médica ao Poupatempo e aguardar a entrega da CNH atualizada com a EAR.

Saiba como é feito o exame toxicológico