Motorista Legal

Exame toxicológico positivo. O que fazer?

30.05.2018 Chromatox

O exame toxicológico realizado pela ChromaTox é bastante específico e preciso, por isso não há falso positivo ou falso negativo. A metodologia da análise de drogas é robusta, validada e acreditada pelo órgão acreditador nacional. Além disso, o laboratório é obrigado a enviar para o Denatran os resultados de todos os motoristas, portanto, se o resultado do exame toxicológico der positivo, não será possível obter ou renovar a CNH. Nesse caso, o que fazer?

Para responder a essa pergunta, é preciso saber que o Denatran não permite que os laboratório enviem outro laudo do mesmo indivíduo em período anterior a 90 dias – exatamente o mesmo tempo de janela de detecção exigido pelo órgão de trânsito. Então, ou o motorista rebaixa a carteira, obtendo a licença na categoria B, ou ele precisa aguardar esse período de três meses para realizar novo exame toxicológico.

Curiosidade
O cabelo cresce, em média, 1 cm por mês. Sendo assim, para o resultado ser negativo em um exame que avalia o período de 90 dias antes da coleta da amostra, o tempo de abstinência, ou seja, sem fazer uso de substâncias psicoativas, deve ser de pelo menos 3 meses. Para realizar o seu exame toxicológico, clique aqui.

Saiba como é feito o exame toxicológico