Sobre o exame|toxicológico

Análise de Drogas em cabelos e pêlos: Entenda o exame Toxicológico

O que testamos?

A análise do cabelo

A análise de cabelo determina a presença de vestígios de drogas localizadas no interior de seus fios. O processo analítico detecta drogas e seus metabólitos, e substância psicoativas que foram absorvidos e permanecem fixos no cabelo meses após o consumo.

Tanto o cabelo como o pelo corporal crescem cerca de 1 cm por mês. Isto significa que uma amostra de 3 cm de comprimento de cabelo, por exemplo, abrange um período de aproximadamente 3 meses.

Devido à sua biologia de crescimento e repouso o exame toxicológico do pelo pode abranger um período maior de análise. Isto significa que uma amostra de 3 cm de comprimento de pelo, por exemplo, abrange um período de análise de aproximadamente 6 meses.

Em comparação com amostras de urina e saliva somente amostras de cabelo são capazes de determinar o uso de drogas por um período de meses ou anos.

Como a droga migra para o cabelo?

As substâncias se depositam no cabelo de várias maneiras, principalmente através da corrente sanguínea, mas também pode ocorrer contaminação através da transpiração e da oleosidade da pele.

Cada folículo de cabelo tem seu próprio suprimento de sangue.

À medida que o cabelo cresce, drogas e metabólitos são incorporados na porção interna do cabelo, conhecida como córtex e lá permanecem fixas.

O que podemos analisar quando o comprimento do cabelo for insuficiente?

O exame toxicológico na queratina também pode ser feito com amostras de pelos de qualquer parte do corpo, como, por exemplo, pelos das pernas, dos braços, do peito, das axilas e virilha.

O cálculo do período de detecção para amostra de pelo é diferente do cabelo devido à sua biologia. O período de detecção do pelo é de 2 a 3 vezes maior que para o cabelo.

Por exemplo, para uma amostra de pelo representar um período aproximado de um ano, ela teria que ter, pelo menos, 9 cm de comprimento.

Por que a análise de cabelo é mais eficaz do que outros testes para drogas?

A análise de drogas em cabelo oferece um histórico confiável do consumo de drogas ao possibilitar o conhecimento do perfil do uso por um longo período de tempo.

Quando comparado a outros testes de drogas, o cabelo oferece:

Período de detecção longo: para a análise de um segmento de cabelo medindo 3 cm, o indivíduo deve se abster do uso de drogas por, pelo menos, 3 meses para o resultado da análise do cabelo ser negativo, em contraste com a análise de amostra de urina, onde uma semana de abstenção pode apresentar resultado negativo.

Coleta fácil e não constrangedora: em contraposição à coleta de urina, que deve ser sempre testemunhada.

Resultados com maior sensibilidade: maior índice de detecções positivas do que para o exame de urina.

Mínimo risco de adulteração.