Exame toxicológico do cabelo: quanto tempo pega | Chromatox

Exame toxicológico do cabelo: quanto tempo pega e como funciona?

Chromatox

O exame toxicológico pelo cabelo é o mais utilizado na hora de realizar o teste de drogas. No geral, é indicado para motoristas que pretendem emitir ou renovar a CNH nas categorias C, D e E. 

É um procedimento totalmente indolor e não afeta a estética do paciente.

Saiba mais lendo o nosso conteúdo!

O que é o exame toxicológico de larga janela de detecção?

O exame toxicológico de larga janela de detecção é um teste capaz de identificar o consumo de substâncias lícitas e ilícitas em um período de tempo mais longo que os tradicionais exames de urina e sangue. 

Por esse motivo, é um procedimento mais eficaz, detectando drogas por períodos de 90 dias ou mais.

Como funciona o exame toxicológico de cabelo?

Para saber como funciona esse exame toxicológico, primeiro é preciso entender que o cabelo é capaz de preservar por bastante tempo as substâncias utilizadas e metabolizadas no organismo. 

Dessa forma, é possível detectar quais drogas foram usadas por períodos de 90 dias ou mais e, por conta disso, apliques e dreads não são aceitos nesse exame. O cabelo deve ser natural. Cabelos com química, seja tintura ou alisamento, podem ser coletados normalmente. 

Exame toxicológico de cabelo: quanto tempo pega o uso de drogas?

O exame toxicológico é realizado com fios de cabelo ou pelos para detectar drogas e seus metabólitos que foram absorvidos e permanecem nesses materiais durante meses. Ou seja, quando uma pessoa usa substâncias ilícitas, cerca de seis dias após a ingestão, a droga é absorvida pela queratina dos fios de cabelo, pelos e unhas. Nesse material, ela pode ficar armazenada por até 180 dias após esse uso. 

Quais as drogas detectadas no exame toxicológico?

As drogas detectadas no teste são:

  • Anfetamina (rebite)
  • Cocaína e derivados, como o crack
  • Maconha e seus derivados, como skank e haxixe
  • Ecstasy, conhecido como “bala” (MDMA, MDA, MDE)
  • Codeína
  • Metanfetaminas, como meth, ice e speed
  • Heroína
  • Morfina
  • Mazindol

É possível burlar o exame toxicológico?

Não há nenhum método capaz de burlar o exame toxicológico. Na internet é possível encontrar dicas que prometem adulterar o resultado, mas nenhuma das técnicas é realmente eficaz para falsificar o teste.

Sou careca, como posso fazer o meu exame toxicológico?

No caso de pessoas carecas, é indicado realizar o teste com pelos corporais de qualquer região ou unhas. O resultado é tão eficiente quanto o exame feito com cabelo e a coleta é feita utilizando uma lâmina (barbeador descartável).

© 2019 Chromatox Laboratórios - Todos os direitos reservados