As drogas depressoras, como heroína, causam efeitos no organismo como menor capacidade de raciocínio e de concentração, sensação exagerada de calma e tranquilidade, relaxamento exagerado, bem-estar, aumento da sonolência, reflexos mais lentos, diminuição da sensação de dor e dificuldade em fazer movimentos delicados.
Por isso, a capacidade para conduzir um veículo fica comprometida, além de comprometer a diminuição da rentabilidade no trabalho.
Encontre um posto de coleta Chromatox para realizar seu exame toxicológico
As drogas estimulantes, como cocaína, provocam efeitos como sensação intensa de euforia e poder, estado de excitação, muita atividade e energia, diminuição do sono e do apetite, falar rápido e pressão e frequência cardíaca alta. Estas drogas levam a que o indivíduo fique descontrolado e perca a noção da realidade.
As drogas perturbadoras, também conhecidas por alucinógenas ou psicodislépticas, como maconha, LSD 25, e ecstasy provocam alucinações, principalmente visuais, como alteração das cores, formas e contornos dos objetos, sensação alterada do tempo e do espaço, sendo que minutos parecem horas ou metros parecem quilômetros, sensação de enorme prazer ou de medo intenso, facilidade em entrar em pânico e exaltação, noção exagerada de grandiosidade e delírios relacionados com roubos e perseguições.
Estes efeitos podem ser percebidos em poucos minutos, mas tendem a durar pouco tempo e, por isso, é comum o uso abusivo das drogas em quantidades cada vez maiores para prolongar o efeito.
Confira o passo a passo para emissão ou renovação da Carteira Nacional de Habilitação
Consequências do uso das drogas a longo prazo
O uso de todo o tipo de drogas, além de provocar efeitos imediatos também pode provocar alterações para o resto da vida, como: