Entretanto, se você também tem dúvidas sobre o exame de drogas, saiba que uma reportagem exclusiva da Revista Caminhoneiro(edição de fev/16) foi publicada para esclarecer a medida que entra em vigor no próximo dia 2.
Entre os principais destaques, a revista traz uma explicação detalhada sobre os procedimentos de coleta, como e onde realizar o exame toxicológico, esclarecendo que laboratórios brasileiros acreditados com a ISO 17025 e CAP, como a Chromatox, estão aptos a atender os motoristas profissionais.
Assim, o caminhoneiro não precisa submeter-se ao envio de seu cabelo para o exterior, a fim de obter o resultado de seu teste de drogas. O resultado demora até cinco dias para ter o resultado de seu exame toxicológico. A matéria reúne, ainda, explicações sobre a coleta: a retirada do cabelo não dói, nem deixa 'buraco' na cabeça, pois é uma pequena quantidade, algo próximo à metade da espessura de um lápis.
Quanto ao custo, quando o teste de drogas for exigido para processo de admissão ou demissão, este fica por conta da transportadora, mas se o exame toxicológico for realizado para o processo de Renovação de CNH do motorista, o valor deverá pago pelo profissional. Hoje, custa a partir de R$ 195 em até 3x sem juros.