As cinco categorias de habilitação existentes no Brasil são divididas de
acordo com o tipo de veículo que pode ser conduzido. Mas você sabe o que cada categoria permite dirigir?
As divisões da CNH se diferenciam principalmente pelo peso bruto total do veículo conduzido.
De acordo com o Detran, são essas as categorias e suas características:
Com esse tipo de habilitação, é permitido dirigir veículos de quatro rodas com até 3,5 toneladas de peso bruto total e com capacidade para até oito passageiros (excluindo o motorista).
Exemplos: automóvel, caminhonete, camioneta, utilitário.
Na habilitação de categoria C, é permitido dirigir todos os tipos de veículos da categoria B, e também os de carga, não articulados, que exceda 3,5 toneladas de peso bruto total.
Exemplos: caminhões, tratores, máquinas agrícolas e de movimentação de carga.
As etapas necessárias para realizar a mudança de CNH são: exame médico, aulas práticas, prova prática e exame toxicológico de larga escala para detectar se houve consumo de drogas nos últimos 90 dias.
Os três primeiros passos (exame médico, aulas e prova) devem ser solicitados pelo Detran do seu estado.
Já o exame toxicológico deve ser feito em uma clínica especializada credenciada pelo Detran.
Para tirar a habilitação na categoria C, é preciso estar habilitado no mínimo há um ano na categoria B e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima. Além disso, também é obrigatório realizar o exame toxicológico de larga janela de detecção.
Ônibus e micro-ônibus não podem ser dirigidos por habilitados na categoria C.
A categoria D permite que o motorista dirija veículos motorizados utilizados no transporte de passageiros, cuja lotação exceda a oito lugares excluindo o motorista.
Exemplos: Micro-ônibus e ônibus.
Na categoria E, é permitido conduzir todos os veículos das categorias B, C ou D, e cuja unidade acoplada, reboque, semirreboque, trailer ou articulada tenha 6.000 kg ou mais de peso bruto total, ou lotação que exceda 8 lugares.
Ex.: Veículo com dois reboques acoplados.
Para fazer a mudança da categoria da CNH, é necessário seguir os seguintes passos:
Realizar exame médico que comprove aptidão física e mental do motorista. O valor deve ser pago diretamente ao profissional ou clínica que realizará o exame.
O exame toxicológico, que avalia o uso de substâncias químicas pelo condutor, também é obrigatório.
Esse exame poderá ser feito em um laboratório credenciado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). O pagamento estará sujeito a tabela de preços do laboratório escolhido.
É necessário realizar novas aulas práticas e teóricas, dependendo do tipo de habilitação que o condutor estiver interessado em tirar. Isso o tornará apto a conduzir o veículo da categoria que deseja.
É obrigatório realizar a prova prática na unidade do Detran. O pagamento pode ser feito em todos os bancos conveniados com o Detran.
Para finalizar, é preciso realizar o pagamento da taxa do Detran de emissão da Carteira Nacional de Habilitação. Seu valor pode ser pago em todos os bancos conveniados com o Detran.
Retirar o documento no Detran após o prazo estipulado ou aguardar o envio da CNH diretamente pelos correios, sendo o valor de envio pago a parte para quem optar por essa opção.
Categoria C:
Categoria D:
Categoria E:
Dirigir veículo sem possuir a habilitação correta é uma infração gravíssima, com multa (três vezes) e apreensão do veículo.
Segundo o Detran, sendo o ônibus articulado um único veículo (e não combinação), é exigida a categoria “D” ao seu condutor.
Sim. O bitruck é um caminhão com 4 eixos. Ele não tem articulação e não arrasta um reboque ou semirreboque, então pode ser conduzido por quem tem habilitação na categoria C.
Categoria B:
Categoria C:
Categoria D:
Categoria E:
Sim. A categoria B é para veículos com peso bruto de até 3.500 kg e com até 8 passageiros mais o motorista.
Sim. A categoria B é para veículos com peso bruto de até 3.500 kg e com até 8 passageiros mais o motorista.
Não. Para dirigir esse tipo de veículo é necessário possuir a categoria C de habilitação.
Não necessariamente. Para tirar a categoria D é preciso ter no mínimo 21 anos de idade e estar habilitado há dois anos na categoria B ou no mínimo há um ano na categoria C.
Leia também: Renovação da CNH: Guia completo de como renovar a sua habilitação